Conhecendo o autor Fernando Azevedo

Olá pessoas! Estou aqui mais uma vez com uma entrevista. Desta vez, é com o autor que acabou de assinar um contrato com a Editora PenDragon para publicar seu livro O Antissocial, é o autor Fernando Azevedo que possui apenas vinte e três anos. 
Antes da entrevista, quero colocar um pouco da história aqui: Alê nasceu bem quando a maioria das pessoas morreram e sempre se achou meio estranho, primeiro por não se enquadrar em nenhum grupo social. E depois pelo fato de até gostar disso tudo. Sua vida começou a mudar a partir do momento em que a Terra explodiu e expeliu seus destroços espaço a dentro. Vindo a atingir a nave espacial que abriga o restante dos seres humanos e de todas as espécies que já viveram um dia no mundo. Ao ser colocado em hibernação junto com o resto dos jovens da nave, Alê começa a ter sonhos com seu pai que havia deixado a nave, pouco antes da explosão do planeta Terra. E nestes estranhos sonhos. Alê acaba por descobrir a sua missão ir para Vênus. E ainda o seu verdadeiro papel diante de todos. Alê se junta a sua irmã Alexa e ainda a seu amigo Douglas e juntos eles vivem diversas aventuras, antes de alcançarem o solo do planeta Vênus.

Quando e como apaixonou-se pela literatura?
Eu me apaixonei pela literatura ao ler o livro Aliocha de Juan M San Miguel, antes eu nunca tinha lido um livro a leitura dessa obra foi para um trabalho escolar e depois disso gostei tanto de ler que logo entrei de cara no fascinante mundo de Harry Potter e depois disso não parei mais de ler.

Qual seu livro preferido e com que motivo?
Eu tenho muitos livros favoritos, depende muito do momento em que o li. Mas um que me marcou foi A Hospedeira de Stefanie Meyer. A autora consegue prender a atenção do publico de inicio ao fim da trama fascinante da alienígena Peregrina.

E como começou sua paixão pela escrita? Quando começou a escrever e qual foi seu primeiro livro?
Eu sempre inventei historias em minha cabeça sobre coisas do cotidiano. Por vezes eu via novelas como Malhação por exemplo e ficava recriando cenas que via em minha cabeça com situações diferentes. Mas escrever mesmo algo mais serio, foi depois de criar meu blog sobre televisão e famosos. O blog tinha um publico interessante e logo o mesmo passou a ser monitorado por uma espécie de “Ibope” da blogosfera da época e a maioria dos blogs estavam apostando em web novelas. Foi ai que escrevi meu primeiro texto. O texto se chamava “No Fim do Mundo” e contava a historia de 12 jovens sobrenaturais que se juntaram para salvar o mundo da destruição no dia 21 de Dezembro de 2012. A trama toda era inspirada em personagens de livros que eu havia lido e ganho admiração. Por conta disso, o resultado não ficou tão bom como deveria ser.

Qual o seu maior sonho neste mundo literário? 
Meu sonho é levar historias aos leitores que possam ajuda-los com algo em sua vida de alguma maneira. Além de entretenimento em meus livros, eu busco sempre deixar algum tipo de mensagem que pode ser refletida em nosso cotidiano.

O que acha do mercado literário atual?
Extremamente difícil para autores iniciantes, visto que hoje em dia a maioria das ditas “Editoras” se aproveitam do entusiasmo destes “marinheiros de primeira viagem” para faturarem muito dinheiro, encima do sonho destas pessoas que pagam valores exorbitantes para que seus livros sejam publicados e no fim estes não ganham o merecido destaque que deveriam. Outro ponto desta dificuldade fica por conta do preconceito que ainda existe contra obras nacionais. A maioria do publico que lê livros hoje em dia, prefere obras estrangeiras. Isso vem mudando com o passar dos anos. Mas ainda existe uma longa batalha pela frente.

De onde veio a inspiração para o livro?
A inspiração para criar a trama do livro “O ANTISSOCIAL” veio de um estranho sonho que tive com pessoas que viviam no planeta Vênus, que era tão mais belo que a Terra que ficou em minha mente e eu precisei coloca aquilo tudo no papel.

Qual foi sua inspiração para o protagonista?
A inspiração para criar o Alexandre Forts que é o personagem principal de “O ANTISSOCIAL” veio de minha própria vida.

Tem algum personagem que você considere especial, além do protagonista, na trama? Com que motivo?
Sem sombra de duvidas existem outros personagens extremamente importantes na trama. Posso citar ao menos dois deles. Sendo Alexa que é a irmã de Alê que veio de Vênus e ainda Douglas, um de seus poucos amigos que se junta  a Alê e Alexa e vivem diversas aventuras, antes que cheguem finalmente a Vênus. Eu considero a Alexa importante por conta da entrada dela na historia ser o precursor de toda a trama do livro. Já o Douglas é importante por ser um dos poucos dos quais Alê confia totalmente e sempre que precisa ajuda o amigo como pode.

Qual das cenas você considera mais importante? Qual o motivo?
Uma das cenas mais importantes do livro para mim. Seria justamente algo citado na questão anterior. O momento onde Alê conhece Alexa é parte central da trama. A partir dali que as aventuras do jovem rapaz começam a acontecerem e ele vai descobrindo que não era tão “estranho” como imaginava ser.

Em sua concepção, com que motivo as pessoas deveriam ler seu livro?
Eu acredito que meu livro merece ser lido por ter uma trama capaz de te fazer pensar sobre algumas coisas e ainda por relatar alguns problemas tão comuns em nossas vidas, mas que por vezes acabamos os deixando de lado. São coisas bem simples, que fazem grande diferença no final. Além disso, quem curte uma ficção cientifica banhada com muita fantasia, na certa irá gostar muito da historia de “O ANTISSOCIAL”.

Tem alguma cena que você chorou durante a escrita? Qual o motivo?
Chorar não teve nenhuma cena. Mas acredito que o fim do primeiro volume me marcou bastante. Pois ali eu pude notar que consegui fazer aquilo que tinha me proposto a escrever. O Alê evolui muito durante a trama e ao termino da mesma, ele ainda deixa uma mensagem que faz quem lê pensar na vida.

Deixe uma mensagem para seus leitores e futuros leitores.

Eu ainda não tenho leitores, visto que essa é a primeira obra que publico. Mas a mensagem que tenho a deixar aos futuros leitores é que eu busco escrever sempre focado em algo que possa ajudar sua vida de alguma forma. Eu sou um escritor muito critico com aquilo que escrevo e com isso eu acabo escrevendo as historias, mas para mim mesmo. Eu como leitor sou um apaixonado por historias de ficção cientifica e fantasia. E busco trazer isso de forma eficaz em minhas historias. Aos futuros leitores só tenho uma palavra a dizer: “Obrigado” por acreditar em meu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário