Resenha / A Princesa Salva a Si Mesmo Neste Livro

SINOPSE: Amor e empoderamento em versos que levam os contos de fada à realidade feminina do século XXI A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, é comparado ao fenômeno editorial Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, com o qual compartilha a linguagem direta, em forma de poesia, e a temática contemporânea. É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes. Não à toa A princesa salva a si mesma neste livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, escolha do público. Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes ("A princesa", "A donzela", "A rainha" e "Você"), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência. Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito.                                                                                                                                   
Este foi mais um livro que não precisei ler nem a sinopse para já desejar profundamente a leitura, o título simplesmente resume todo o livro: A princesa não precisa de ninguém para se salvar, ela mesmo pode ir lá e se salvar. É uma história curta, mas profunda e mais grande sentimentalmente do que poderiamos imaginar.
São um pouco mais de duzentas páginas divididas entre quatro capítulos: 'I. a princesa', 'II. a donzela', 'III. a rainha', 'IV. você'. Nestes quatro capítulos, Amanda consegue fazer a história fluir através de poemas e a procura pela auto-estima. Vejo que é um livro necessário na nossa sociedade, pois como já disse, é algo profundo colocado ali e que faz grandes reflexões e criticas muito abordadas nos tempos de hoje. 

''a única coisa
necessária
para se ser
uma mulher
é se
identificar
como uma.''

Os três primeiros capítulos, o eu-lírico é referente a ela mesmo, Amanda, enquanto o quarto, 'você', é a forma que a autora buscou para entrar em contato com nós, leitores. Um livro bastante lindo que faz reflexões de diversos temas sobre aceitação, percas, família, suicídio, auto-estima e acho que ela fez justamente com esta intenção, de nos identificar com o que estamos lendo.
Confesso, estava desanimado quando li, meio pra baixo e triste, mas no momento que estava lendo e vendo que a protagonista na maior parte estava - também - pra baixo, a forma que ela encontrava a autoaceitação e a busca pelo perdão, me despertava uma força interna, é um livro que deve ser colocado para todos que estão pra baixo - e pros que não estão, também. - lerem.
Um livro que vale a pena ser lido, nele a autora também consegue falar sobre paixão, o que nos faz identificar mais ainda, se estiver de coração partido. Enfim, uma leitura incrível, e que só saberá a emoção quem lê-lo.

13 comentários:

  1. Adorei a resenha nunca tinha visto falar desse livro mais pela sua resenha ele parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Pela resenha vc parece ter gostado bastante da história.
    Legal ele ter reflexões que tratam temas importantes e a leitura ajudar o leitor que se identifica ou está passando por algo dentro desses temas.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha...Amo histórias que trazem uma reflexão do nosso mundo atual😊!!!
    E muito bom lêr algo e aprender, ou até mesmo se identificar com algum personagem!
    A história torna-se mais real😊😊😍

    ResponderExcluir
  4. Interessante essa história.Parabéns pela resenha.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro é bem a autora. Achei muito interessante a temática dele, pelo visto vale muito a pena a leitura dele.
    Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Ainda não conhecia a obra mas pelo prêmio é possível imaginar o porque fez tanto sucesso. O enredo é incrível. Com certeza uma leitura obrigatória pra nós mulheres. A reflexão que ele traz é indispensável nos dias de hoje. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Já tinha visto algumas pessoas falando sobre esse livro, mas confesso que não sabia sobre o que se tratava. Descobrir que ele trata um tema tão importante como a aceitação, me deixa morrendo de vontade de lê-lo, ainda mais pela forma que a Autora resolveu abordar isso. Já quero!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Parabéns! O livro parece ser bem interessante. Amo o assunto empoderamento! É um livro para bastante reflexão. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua resenha, me deixou super curiosa pelo livro e pela história, obrigada pela indicação, é sempre bom poder conhecer novas histórias como essa. Amei a capa.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Você falou com tanta empolgação que deu até vontade de ler! Não conhecia o livro ainda, mas parece ser uma dica maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Nossa que livro maravilhoso, cheio de reflexões e ensimanetos para vida!! A capa é deslumbrante também, como você disse é um livro para todos, se auto avaliarem e repensar muitas coisas..Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Apesar da capa e da premissa despertarem minha curiosidade, não sou muito fã poemas, raras foram as vezes que me arrisquei e mesmo assim, não foi do jeito que imaginei. Gsoto muito da resenha e fico feliz que o livro tenha tido um peso tão grande para você.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oieee esse livro é novidade pra mim, adorei sua resenha e a obra. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir