Resenha / A Casa das Marés

SINOPSE: Na década de 1950, Merham não passava de uma cidadezinha litorânea como tantas outras: pacata, tradicional e obcecada pelas aparências. Os homens cuidavam do comércio, as mulheres cuidavam dos filhos e todos tomavam conta da vida dos outros. Até que um boêmio grupo de artistas estrangeiros se muda para a Casa Arcádia, uma bela construção art déco à beira-mar. Ao contrário dos demais habitantes, que logo veem os artistas com maus olhos, temerosos de que possam destruir a boa reputação da cidade, Lottie Swift e Celia Holden não conseguem esconder o interesse pelos novos residentes. Cinquenta anos mais tarde, quando o passado já parece enterrado e esquecido, a Casa Arcádia é vendida para um empresário que pretende transformá-la em um refúgio de luxo planejado pela arquiteta Daisy Parsons, que chega a Merham para reconstruir não só a casa, mas sua própria vida. Porém, assim como antes, o prenúncio de mudança revolta os moradores, dispostos a tudo para inviabilizar o projeto. Repleto de encontros emocionantes e segredos revelados, A casa das marés é uma leitura deliciosa e romântica que explora as dinâmicas familiares, antigos amores e traições.                                                                                                                                       
Este é o quinto livro que eu já li da Jojo, e não é um dos melhores, em minha opinião. Da autora já li: Como Eu Era Antes de Você, Depois de Você, A Garota que Você Deixou Para Trás e Em Busca de Abrigo. Entre esses que já li, a que mais é semelhante, é 'A Garota Que Você Deixou Para Trás', pois a autora usa a tática de tempos diferentes, como é o caso desse que se divide em três partes, sendo a primeira parte no século XX e a segunda e terceira parte no século XXI. Porém, não vi nada demais neste livro, esperei muito potencial deste livro, porém me decepcionei ao terminar.
A primeira parte do livro se passa no início da década de 50, na cidade de Merham, onde os seus habitantes levam a sério a moral e os bons costumes. As protagonistas Lottie e Celia vivem com os seus pais Sr. e Sra. Holden e mais dois irmãos Sylvia e Freddie. As duas irmãs, apesar de serem muito próxima, tem pensamentos distintos um do outro. 
Lottie, foi adotada pela família Holden durante a guerra, e até então, está com eles, sente-se muito feliz por ter a oportunidade de ter sido acolhida em maus momentos, mas mesmo sendo grata, ela é um pouco amargurada por causa de seu passado e uma vez ou outra se sente usada por seus novos pais e tem inveja de Celia, por ser uma das filhas mais queridas e sempre ter tudo o que pede e deseja. Já Celia, é rebelde e quer sair de casa o quanto antes para viver a vida do jeito que ela sempre quis, sem ter opinião dos pais em sua vida. 
Na cidade de Merham, há Arcádia, uma bela mansão que será moradia dos artistas que chegam na cidade, eles são totalmente o oposto dos moradores que moram na cidade litorânea: Libertinos. E essa característica faz despertar criticas vinda do povo da cidade. Porém, Celia e Lottie ficam simplesmente alucinadas por aquela mansão e são atraídas para lá e a vida de ambas mudam completamente.
A segunda e terceira parte, dá um salto de mais de cinquenta anos, e chegamos ao século XXI, mostrando os resultados e acontecimentos na vida de Celia e Lottie, mas desta vez o foco da história é dividido entre Lottie, Daisy e Camille. Daisy conhece a Sra. Bernand, que é a última dona da mansão, e a ajudará a reviver aquele lugar transformando-o em um hotel, e que mesmo assim, após tanto tempo, as pessoas da região ainda continuam moralistas. Já Camille, é filha de Lottie, e também não tem uma vida fácil, o enfoque nela é interessante, mas não foi de grande apoio para complementar a história.
Daisy juntamente com Lottie irão descobrir os piores segredos daquela mansão. Não é um livro de todo ruim, mas a autora pecou bastante em alguns pontos na trama, como é o caso da exploração de alguns mistérios que dariam certo para melhorar o livro, sendo que em outros, ela explorou mais, mesmo não tendo necessidade alguma, como é o caso da Camille, que ficou mais parecendo uma história a mais. 
A narração da autora é em terceira pessoa, e sou um grande fã da escrita da Jojo, pois ela sabe como fluir, os mais antigos dela são chatinhos, mas ainda há alguns que se salvam, os mais atuais dela são maravilhosos, e acho que todo fã de romance deve lê-los. Neste livro, ela consegue desenvolver todos os personagens, a trama, mas pecou muito em uns pontos que acabou decepcionando.

25 comentários:

  1. Não conhecia o livro e nem a autora. Normal a questão de os antigos não serem tão bons e os novos maravilhosos. A escritora evoluiu.

    ResponderExcluir
  2. Gosto da Jojo, mas este livro em especial não tem agradado os leitores, se li uma resenha que ele fosse 100% foi muito. Como ainda não li não posso dizer, mas pelo que você mencionou a cerca dos mistérios deixados para trás e outros sem sentido já dá pra notar que a autora se perdeu um pouquinho. Infelizmente esse é um livro que não tenho vontade de ler, pelos inúmeros comentários negativos que li.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gosto também de como Jojo escreve. Confesso que estou muito curiosa para saber o grande mistério que essa mansão guarda, estou animada demais e tenho medo de me decepcionar assim como você se decepcionou esperando um pouco mais da história, porém eu adicionei a minha leitura para esse ano. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  4. Admiro a Jojo por seus enredos, mas que pena em saber que esse livro não tem agradado muito. As vezes acontece rs. Mas parabéns pela crítica construtiva!


    /Juliane

    ResponderExcluir
  5. Olá, já via esse livro nas livrarias e achava lindo.. Nunca li nada da Jojo até agora (acho que é por isso que eu sempre acho que todos os livros dela sao continuações de cono eu era antes de você haha) uma pena que esse livro nao aconteceu pra você.. Você citou bastante coisa positiva na sua resenha mas fiquei curiosa sobre os pontos negativos que você achou do livro..

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da Jojo. Pelo que já pude perceber ou o leitor gosta dela ou desgosta de vez, sem mios termos. Já li resenhas sobre as obras delas, outras vezes, e as opiniões sempre flutuam, o que me faz ficar na dúvida de se realmente vale ou não a pena sentar para ler algo dela. Porém, um dia me deixo vencer pela curiosidade rs

    @segredosdetinta

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Adoro a escrita da Jojo. Esse eu ainda não li, mas está na minha lista de desejados. Espero gostar, mesmo com alguns pontos meio discordantes! Obrigada pela dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu ainda não li esse livro da Jojo e confesso que foi o que menos me chamou atenção, mesmo assim pretendo ler qualquer dia, espero gostar. Imagino que todos os livros dela devam ser bem emocionantes. Amei a resenha, que bom que curtiu a leitura.
    Bjos, 💋

    ResponderExcluir
  9. Eu só li Como eu era antes de você adorei a escrita da autora, esse eu estou com vontade de ler. Gostei de ver a sua opinião sobre a obra e conhecer um pouco mais sobre a trama, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  10. Da autora eu só li o Como eu era antes de você. Eu não conhecia esse. É uma trama que precisaria ser bem elaborada para dar certo devido a esses focos em 3 épocas diferentes. Eu lerei se aparecer a oportunidade, mas pela escolha iria nos outros títulos da autora. Gostei muito da resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Apesar desse livro ter chegado a conhecimento dos leitores há pouco tempo, esse livro foi um dos primeiros escrito pela autora e há pouco tempo a Intrínseca comprou os direitos que era da Bertrand.
    Realmente a leitura não é muito fluída mas gosto de como Jojo retrata sobre conflitos pessoais e desamores nos tempos de guerra.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Ouço falarem muito bem de Jojo.Embora ainda não tenha lido nenhum livro dela, tenho muita vontade. Espero que eu consiga em breve.

    É uma pena não ter surpreendido você. Quem sabe em uma próxima leitura suas impressões a respeito melhorem.

    ResponderExcluir
  13. Amo a Jojo Moyes e ela manda e desmanda na minha estante, mas este é o livro mais fraco dela na minha opinião. Achei bem inconsistente e chatinho.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Da autora eu conheço só o Como eu era antes de você (que eu comprei, mas não animei muito para ler ainda). Uma pena que você não tenha gostado muito desse livro :( mas é bom que os mais novos da autora tenham melhorado, né? Para mostrar um progresso.
    Bem, espero gostar de Como eu era antes de você, para depois tentar ler mais livros da autora ^^

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu li um livro dela há bastante tempo, quando ela ainda nem estava em alta, que foi "A Última Carta de Amor" e que achei normal. Depois dele, não me entusiasmei com os outros livros dela. E o que me pegou nele, quando li, foi a história retratar o presente e o passado, então provavelmente não iria gostar desse também.
    Então passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Da Jojo, eu li Como eu era antes de você, Depois de Você e Um mais um e gostei dos três (apesar de achar Depois de você muito arrastado). No entanto, A casa das marés foi um dos poucos da autora cuja sinopse não despertou minha curiosidade. Lendo sua resenha, tive a certeza que é melhor dar prioridade para outros livros dela antes. No entanto, ainda pretendo ler pois gosto do estilo de escrita da autora e gostei de saber que ela consegue desenvolver bem a trama e os personagens.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Só li um da autora e gostei muito. Uma pena que este não esteja a altura de outros livros dela, e não é a primeira vez que leio isso.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  18. Oiii,

    Ainda não li nas da Jojo, mas tenho muita vontade e todos os comentários que vejo são positivos quanto a escrita da autora, e todos os que eu já li sobre A Casa das Marés falam a mesma coisa, que não é um livro ruim, mas não é comparável com os outros da autora. Espero poder conferir as obras dela em breve e já irei ler a casa das marés sem tantas espectativas.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Oiiii tudo bem??

    Da autora só li os dois da saga como eu era antes de você, mas pretendo ler alguns, como o navio das noivas que me chamam bem atenção.
    Pena que esse não foi o melhor, mas ainda pretendo ler.
    Não sabia dessa diferença dos livros antigos e dos agora, vou procurar sobre isso.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  20. Eu já li como eu era antes de você e depois de você e gostei de ambos, não conhecia esse livro, mas que pena que não é tão bom quanto os outros, vou colocar na minha lista de leitura para ver o que acharei do livro! Gostei da resenha (;

    ResponderExcluir
  21. Olaaa
    Tenho muita vontade de ler os livros da Jojo, acredita que até hoje eu não tive a oportunidade de fazer isso? Mas uma coisa que eu tenho certeza é que eu não leria esse livro haha
    O que eu li de resenha falando que esse não é um dos melhores livros da autora... e a sua é só mais um exemplo disso.
    Apesar das considerações, gostei da sua resenha! :D

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Oi! Acho legal quando a história se desdobra para outras partes no tempo, mostrando as consequências das atitudes do passado. O cenário de praia é algo que adoro, e as capas dos livros da autora são bem fofinhas. Ainda não li nada dela, mas agora graças às ressalvas certamente não começarei por essa obra rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. É a primeira resenha não tão positiva que vejo da autora, geralmente os fãs são apaixonados, mas ainda não li nada! Também pretendo não começar por essa obra! Beijos
    Paula Juliana - Overdose Literária
    https://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nada da Jojo acredita?Mas confesso que lendo sua resenha não fiquei com vontade de ler este livro, o enredo não me interessou. Desta vez passo a dica.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  25. Eu fiquei um pouco receosa de conhecer mais livros da Jojo Moyes desde que li Em Busca de Abrigo. Receosa é até demais... E não é como se eu não tivesse gostado, mas, sei lá, esperava algo diferente. Quando eu li a sinopse desse livro não consegui me interessar, mas por ser a Jojo acabou que coloquei na lista de desejados. Bom, ele vai continuar por lá por mais um tempo, rs.

    Beijos,
    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir