Conhecendo o autor João Pedro Cosenza Maura

Olá pessoal! Nesta segunda-feira, entrevistei o autor João Pedro Cosenza Maura, o livro dele acabou de entrar em pré venda no site da PenDragon, e você pode adquirir por apenas R$32,90. O livro é fantasia medieval, como tem muitas pessoas que gostam do gênero, provavelmente, também vão se entender com o autor que é apaixonadíssimo pelo gênero!

AMDUL: Como foi o processo de criação do livro?
JP: Longo, sem dúvidas. Essa é a palavra que mais descreve. Foram aproximadamente quatro anos escrevendo tudo, eu reescrevi várias vezes e tive várias pausas no processo por inúmeros motivos, mas foi muito satisfatória ao mesmo tempo.
AMDUL: Qual foi sua inspiração para o protagonista? 
JP: O protagonista é uma criação minha onde juntei tudo que eu mais gostava. Quando pequeno, eu gostava muito do Yusuke Urameshi, protagonista de Yu Yu Hakusho, então boa parte de minha inspiração veio dele.
AMDUL: Tem algum personagem que você considere especial, além do protagonista, na trama? Com que motivo?
JP: Na verdade, há vários. Todos os personagens principais são criação minha, alguns são criados junto com meus amigos quando jogávamos um jogo de RPG. É justamente esse o motivo no qual os acho especiais. Não são apenas personagens. São personificações de tudo que meus melhores amigos gostariam de ser.
AMDUL: Quais são suas metas para esse livro?
JP: Sinceramente, eu desejo que o livro fique bastante conhecido. Não estou preocupado com o dinheiro, mas espero que as pessoas façam discussões, fansart, fóruns e muito mais sobre ele. Um dos meus sonhos é ver um tópico sobre quem é mais forte, Joe ou Tristan.
AMDUL: De onde veio a inspiração para a criação do livro?
JP: Após jogar o melhor jogo de RPG de mesa de minha vida. Eu pensei que era injusto ele estar apenas na memória de poucas pessoas. Era um jogo bom demais, então quis levar para mais pessoas.
AMDUL: Qual mensagem você quis passar para os leitores? 
JP: Desde pequeno, sou apaixonado pelos clichês, então a mensagem que eu passo, também é muito clichê. 'Nunca desista'. Nunca se dê por vencido, acreditar fielmente que aquela luta que se perde, é apenas a que você desiste. Além disso, também quero mostrar que muitas vezes o nosso caminho mudam completamente de direção comparado ao que estávamos planejando.
AMDUL: Você conseguiu atingir todos os pontos que queria neste livro?
JP: Isso é discutível, eu acredito que sim. Eu só enviei para a editora quando decidi que estava realmente bom, então eu atingi tudo que eu gostaria, mas sem dúvidas, sempre há como melhorar. Eu ainda sou um autor novato, tenho muito o que aprender.
AMDUL: Qual das cenas você considera mais importante? Qual o motivo?
JP: (SPOILER) Acho que a cena mais importante do primeiro livro, é o penúltimo capítulo. Onde Tristan se encontra adormecido, preso, dentro de seu próprio corpo. Nesta cena, Joe ignora todos os demônios, e luta até o fim, para conseguir seu rival de volta, que a esse ponto... Já está mais para irmão.
AMDUL: Em sua concepção, com que motivo as pessoas deveriam ler seu livro?
JP: As Crônicas de Ardak aborda um universo completamente novo, inexplorado. Por mais que fantasias medievais já tenham sido muito exploradas, nenhum livro até hoje, explorou desta forma. A fantasia do livro é ainda mais frequente que em qualquer obra, visto que os personagens são praticamente personagens de anime/mangá. Além disso, a história envolve o leitor. Fazendo-o querer prosseguir e saber onde tudo aquilo vai acabar.
AMDUL: Tem alguma cena que você chorou durante a escrita? Qual o motivo?
JP: (SPOILER) Sim, mais de uma inclusive. Mas a cena que mais me derrubou foi quando Joe acorda de um coma após perder, novamente, uma luta contra o inimigo que jurou derrotar e se vingar. Toda a sua vida havia sido dedicada para aquele momento, foi durante muito tempo, o único motivo que fazia Joe levantar-se da cama. Descrever seus sentimentos ao acordar e ver que tudo tinha sido inútil, machucou-me profundamente, sendo que eu havia muita afeição pelos personagens.
AMDUL: Deixe uma mensagem para seus leitores e futuros leitores.
JP: Caros leitores, mesmo que eu não saiba os seus nomes, saiba que estarei eternamente grato pela chance que me deram ao ler o livro, tenho certeza de que os que ainda não leram, irão gostar, como já citei outras vezes, vocês são a razão do qual eu escrevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário